Comunicação Digital - Opinião

12-12-2011 20:48

 

A comunicação digital tem ganho força junto das suas velhas irmãs tradicionais, com nuances mais diversificadas e mais amplas do que nunca. Desde as redes sociais às novas formas de inovação nas televisões e agências noticiosas, esta mostra-se capaz de responder a uma sociedade cada vez mais efémera, com necessidade de uma informação mais clara, mais atual e mais de encontro com o que os utilizadores procuram. 

Numa sociedade de informação onde as notícias alimentam as vivências e decisões públicas, cada vez mais existem mecanismos que dão a ver uma falsa comunicação digital, oferecendo serviços que não correspondem a necessidades para terminado segmento, mas para usufruto económico da empresa que comercializa. Existem então dois lados nesta comunicação digital: dos verdadeiros impulsionadores que inovam e criar novas formas, e as empresas que limitam esta inovação por quererem lucros cada vez mais milionários. 

Esta é a questão da TDT, em Portugal devido ao monopólio que ainda existe, os utilizadores não se sentem informados e muito menos capazes de decidirem sobre qual o melhor nesta era da comunicação digital, optando por ver a sua informação, ou cria a sua opinião em meios paralelos.